Subscribe Now
Trending News

Iporã do Oeste

Apresentação

A população de Iporã do Oeste, de origem europeia, tem vocação agrícola acentuada, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite e à avicultura em larga escala e produção de grãos. Os primeiros colonos, de descendência alemã e italiana, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, em consequência da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. Foi exatamente a grande disponibilidade de madeira de lei que motivou a migração.

Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo. Em 13 de novembro de 1953, Pinhal ficou sendo distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto guarani significa Água Boa. Somente em 1988 foi aprovada a emancipação político-administrativa do município, instalado oficialmente em 1º de junho de 1989.

O Município de Iporã do Oeste está localizado na região Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. Possui uma área de 202,369 km². A população, de acordo com o Censo IBGE 2022, é de 9.335 habitantes.

Dados do Município

Região Turística: Caminhos da Fronteira
Área: 199.302 km (IBGE/2010)
População: 9.045 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°59’1
Longitude: 53°32’0
Altitude: 557 m
Cidades próximas: Riqueza, Mondaí, São João, Tunápolis, Santa Helena, Descanso.

Caminhos da Fronteira

A pluralidade cultural da região vai encantar quem visita os Caminhos da Fronteira. Diversidade explicada pela localização desta região que fica no Extremo Oeste de Santa Catarina, entre a Argentina e os estado do Paraná e Rio Grande do Sul. No Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é possível estar ao mesmo tempo em dois estados brasileiros e em uma província argentina. A região é um misto entre riqueza histórica e contato com a natureza, oferecendo ainda aos turistas belas paisagens naturais e esportes radicais.

IDMS de Iporã do Oeste

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Iporã do Oeste.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela BR-163. Também é possível chegar pela rodovia SC-386.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 121 km do Município de Caibi.