Subscribe Now
Trending News

Nossa história

A população de Iporã do Oeste, de origem europeia, tem vocação agrícola acentuada, dedicando-se à suinocultura, bovinocultura de leite e à avicultura em larga escala e produção de grãos. Os primeiros colonos, de descendência alemã e italiana, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, em consequência da abundância de pinheiros existentes na região naquela época. Foi exatamente a grande disponibilidade de madeira de lei que motivou a migração.

Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo. Em 13 de novembro de 1953, Pinhal ficou sendo distrito de Mondaí, recebendo a denominação de Iporã, que na tradução do dialeto guarani significa Água Boa. Somente em 1988 foi aprovada a emancipação político-administrativa do município, instalado oficialmente em 1º de junho de 1989.

O Município de Iporã do Oeste está localizado na região Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. Possui uma área de 202,369 km². A população, de acordo com o Censo IBGE 2022, é de 9.335 habitantes.