Subscribe Now
Trending News

Eventos Turisticos

FAIC Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Iporã do Oeste realizada a cada 4 anos


Em 1969,  o distrito de Iporã, ainda município de Mondaí, realizou uma exposição de animais, maquinários e mostra de produtos locais, tendo como local a escola estadual. As diversas atividades e eventos realizados por órgãos da Agricultura do Estado foram que motivaram lideranças locais a criar uma Exposição e Feira.

Com base na primeira edição do evento, que foi um sucesso, lideranças de Iporã articularam e providenciaram um espaço para a realização de uma Feira. Foi instituída uma Comissão Executiva, tendo como presidente o senhor Severo Trevisan, onde criaram a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial e, em 1972, foi realizada a 1ª Edição da FAIC.

Foram meses de organização, entre eles a instalação de um parque de exposição, com aquisição de terra e construção de galpões. O parque da feira localizou-se onde hoje está situada no município, a empresa Chico Automóveis. Foi algo inovador e de sucesso para os expositores e comissão organizadora. Estima-se que foram mais de cinco mil pessoas que apreciaram a feira.

Em 1974, no mesmo local, ocorreu a 2ª FAIC. A expectativa dos organizadores era grande, pois tinham como base de referência da primeira edição. Mesmo com boa estrutura instalada, ainda se fez melhorias no parque e investimentos em publicidade. O resultado, infelizmente, não foi exitoso e gerou frustração.

Foram vários dias de muita chuva, inclusive durante a exposição e feira, o que acabou limitando o evento. O trânsito ficou caótico e o transporte quase inviável. As estradas de chão batido formaram barro e lama. O público deixou de comparecer e, por consequência, a feira teve enormes prejuízos e por muitos anos a feira não foi mais desenvolvida. 

Porém, os valores da FAIC permaneceram no meio do povo. Em 1995, foi realizada a 3ª FAIC, juntamente com a 6ª Kerbfest. Um evento de festa, acompanhado de exposição agropecuária, produtos da indústria e do comércio. O local foi o pavilhão católico, CEI São José, e uma cobertura da rua que serviu de parque para a feira. Foi um evento de sucesso e sua realização reacendeu o sonho pela continuidade da FAIC.

Em 1998 aconteceu a 4ª FAIC, organizada e realizada na Esquina Gaúcha, nos pavilhões da Madeireira Grasel, hoje, a Indústria Casa da Cuca. Foi um evento de sucesso com boa participação de expositores e grande participação popular. Além da exposição e feira, o evento contou com diversas atrações, entre as quais, o 1º Jeep Cross.

Em 2006 aconteceu a retomada, dessa vez para valer, com a edição da 5ª FAIC. O evento foi organizado e realizado no ginásio de esportes e escola CIEF. Foram diversas as atrações, entre elas, exposição e feira, atrações musicais e shows, além também de gastronomia e entretenimento. A 5ª FAIC foi a motivação para a continuidade e, principalmente, da projeção de investimentos para ampliação do parque da feira, com aquisição de área física e instalações.

Em 2008 realizou-se a 6ª FAIC. Um evento marcante, com resgate histórico e homenagem aos primeiros idealizadores da FAIC. Uma feira de destaque pela participação de expositores e atrações que encantaram o público visitante. Nesta edição foi inaugurado o complexo de exposições FAIC, que além do Ginásio de Esportes e da escola CIEF, o parque recebeu ampliação em área física e novas construções, como o Centro Poliesportivo e o Pavilhão Central. 

Na  7ª FAIC, em 2011 foi realizada uma feira grandiosa pela organização, ornamentação e com destaque a Festa das Etnias com resgate histórico, tradições culturais e gastronomia. Uma feira marcada pela qualidade da exposição, atrações e excelente presença de público visitante.

A 8ª FAIC aconteceu em 2015 com o lema “Centro de Oportunidades”. Um evento com destaque pela organização e estrutura de exposição, praça de alimentação e shows. Uma feira que entrelaçou os setores produtivos e interagiu com a comunidade, destacou o potencial de Iporã do Oeste e atraiu um grande número de expositores e público visitante.

Em 2019 foi realizada a 9ª FAIC, com o lema “Uma Feira Incomparável”. Foi destaque pela ornamentação, exposição de produtos e serviços, praça de alimentação e arena de shows. Com diversos investimentos realizados no parque da feira e uma bela estrutura física, o evento atraiu um enorme número de expositores e público visitante.

Agora estamos na contagem regressiva para a 10ª Edição, a FAIC 2023, um evento consolidado como um dos maiores eventos, não apenas de Iporã do Oeste, mas também de toda região.

FAIC 2023 – O Melhor é Estar Aqui!

Elaboração: 

Lúcia Marx Melz 

Wilson Mallmann